domingo, 31 de março de 2013

Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor


Para concluir as postagens sobre a Semana Santa e o Tríduo Pascal, publicamos agora as orientações litúrgicas para o Domingo da Ressurreição do Senhor, com a Missa do Dia, de acordo com a Carta Circular Paschalis Sollemnitatis (1988):



B) O dia da Páscoa
97. A missa do dia da Páscoa deve ser celebrada com grande solenidade. Em lugar do ato penitencial, é muito conveniente fazer a aspersão com a água benzida durante a celebração da vigília. Durante a aspersão, pode-se cantar a antífona Vidi aquam ou outro cântico de caráter batismal. Com essa mesma água convém encher os recipientes (vasos, pias) que se encontram à entrada da igreja,
98. Conserve-se, onde ainda está em vigor, ou, segundo a oportunidade, instaure-se a tradição de celebrar as vésperas batismais do dia da Páscoa, durante as quais ao canto dos salmos se faz a procissão à fonte,[103]
99. O círio pascal, colocado junto do ambão ou perto do altar, permaneça aceso ao menos em todas as celebrações litúrgicas mais solenes deste tempo, tanto na missa como nas laudes e vésperas, até ao domingo de Pentecostes, Depois, o círio é conservado bom a devida honra no batistério, para acender nele os círios dos neo-batizados. Na celebração das exéquias o círio pascal seja colocado junto do féretro, para indicar que a morte é para o cristão a sua verdadeira Páscoa.
Fora do tempo da Páscoa não se acenda o círio pascal nem seja conservado no presbitério.[104]

Por fim, disponibilizamos um vídeo do YouTube com a Sequência da Páscoa "Victimae Paschali laudes" - "Cantai cristãos, afinal". Esta é apenas uma das diversas melodias possíveis para o texto poético da Sequência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário