No Missal Romano (reimpressão corrigida, 2008, p. 1085 [edição latina]), na Seção "Missas e orações para diversas circunstâncias", há um formulário de Missa "Pro Eligendo Papa seu Episcopo". O mesmo formulário se encontra nos Missais traduzidos nas diversas línguas nacionais. No Missal em língua portuguesa também encontra-se a Missa "Pela eleição do Papa ou Bispo".
Depois da renúncia de Bento XVI ao ministério petrino, do próximo [passado] 1º de março nos encontraremos em tempo de Sede vacante. Mesmo se estamos em plena Quaresma, a rubrica n. 2 que se encontra no início da referida Seção do Missal Romano, prevê que no caso de grave necessidade as Missas dessa Seção podem ser celebradas por ordem ou com a permissão do Ordinário do Lugar. Isso se pode fazer em todos os dias de semana da quaresma, mas não nos domingos da Quaresma e nas solenidades. No nosso caso, não há dúvidas que a eleição de um novo Papa é um evento sumamente importante para a vida da Igreja e portanto o tempo que precede esta eleição pode configurar-se como um tempo no qual incumbe uma grave necessidade de orar pelo bom êxito do Conclave.
No Missale Romanum de 1962 [para a Forma Extraordinária do Rito Romano], o primeiro formulário é "Pro eligendo Summo Pontifice" [Para eleição do Sumo Pontífice]. A antífona Ad introitum [de entrada] e também as orações secreta [sobre as oferendas] e postcommunio [depois da Comunhão] são as mesmas da Missa "Pro eligendo Papa seu Episcopo" do Missal reformado depois do Vaticano II. A oratio [oração do dia] por sua vez, embora sendo diferente nos dois Missais, exprime substancialmente a mesma súplica: o pedido de um pastor santo e solícito no cuidado de seu povo. A maior diferença entre os dois Missais está no fato que o Missal pós-conciliar propõe o mesmo formulário de Missa tanto para a eleição do Papa quanto para a do Bispo. Esta escolha parece conforme a uma visão mais colegial do episcopado, segundo a eclesiologia da Lumen Gentium (veja-se, em particular, quanto se afirma no n. 22 sobre o colégio episcopal e sua cabeça).
Pe. Matias Augé, CMF
Professor no Instituto de Teologia da Vida Consagrada (Claretianum) e professor honorário no Pontifício Instituto Litúrgico de Roma Sto. Anselmo (Anselmianum).
Fonte: http://liturgia-opus-trinitatis.over-blog.it/article-missa-pro-eligendo-papa-115547171.html
Tradução do italiano e adaptação: Laersio da Silva Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário