Amanhã, Quinta-feira Santa, a maioria das dioceses do mundo celebrará a Missa Crismal - algumas já a celebraram, conforme a possibilidade dada pela normativa litúrgica para aquelas igrejas onde seria difícil reunir o clero e o povo na manhã da Quinta-feira. Para compreendermos melhor o sentido desta celebração, disponibilizamos aqui um trecho da Carta Circular Paschalis Sollemnitatis sobre a celebração das Festas Pascais, emanada pela Congregação do Culto Divino em 16 de janeiro de 1988.
Lembramos também que na Diocese de Imperatriz a Missa do Crisma será celebrada na Catedral Nossa Senhora de Fátima, às 09h00 desta Quinta-feira Santa. Antes da Missa, às 08h30, todo o Povo de Deus é convidado para a Oração de Laudes, na mesma Catedral.
35. A Missa do Crisma na qual o bispo, concelebrando com o seu presbitério, consagra o santo Crisma e benze os outros óleos, é uma manifestação da comunhão dos presbíteros com o próprio bispo, no único e mesmo sacerdócio e ministério de Cristo.[38] Chamem-se os presbíteros das diversas partes da diocese para participarem nesta missa, concelebrando com o bispo, como testemunhas e cooperadores seus na consagração do Crisma, visto que são os seus cooperadores e conselheiros no ministério quotidiano.Os fiéis sejam também encarecidamente convidados a participar nesta missa e a receber o sacramento da Eucaristia durante a sua celebração.Segundo a tradição, a Missa do Crisma é celebrada na Quinta-feira da Semana Santa. Se o clero e o povo encontram dificuldade para se reunir naquele dia com o bispo, tal celebração pode ser antecipada para outro dia, contanto que próximo da Páscoa.[39] Com efeito, o novo Crisma e o novo óleo dos catecúmenos devem ser usados na noite da vigília pascal, para a celebração dos sacramentos da iniciação cristã.36. Celebre-se uma única missa, considerada a sua importância na vida da diocese, e a celebração seja feita na igreja catedral ou, por razões pastorais, noutra igreja[40] especialmente mais insigne..O acolhimento aos santos óleos pode ser feito em cada uma das paróquias, antes da celebração da missa vespertina “In Cena Domini” ou noutro tempo mais oportuno. Isto poderá ajudar a fazer os fiéis compreenderem o significado do uso dos santos óleos e do Crisma, e da sua eficácia na vida cristã. (CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO, Carta Circular Paschalis Sollemnitatis, 1988).
E, para ilustrar melhor a Celebração deste dia para os que nunca participaram dela, divulgamos o vídeo da Missa Crismal celebrada pelo Papa Bento XVI em 2011, em Roma:
Nenhum comentário:
Postar um comentário